top of page

Projeto Psicologia para todos

O que é o projeto?

O projeto "Psicologia para todos" parte do nosso desejo em ampliar a Psicologia à sociedade, bem como criar um espaço de formação humana e profissional para psicólogos interessados em desenvolver-se coletivamente. Visamos tanto à formação de um corpo de psicólogos qualificados, que desenvolvem grupos de estudo e supervisão, quanto a oferta de atendimento psicológico qualificado.

 

A partir de uma filosofia humanizadora, pretendemos tornar o contato com o conhecimento psicológico acolhedor e promotor de saúde para o público e os psicólogos que queiram integrar nosso trabalho.

 

Dessa forma, àqueles que se interessarem em conhecer a proposta deixamos o formulário para preenchimento no final da página.

Nossos objetivos

Chama a atenção que o trabalho e formação do terapeuta fora dos centros de especialização costuma carecer de uma coletividade que ajude o profissional a refletir em conjunto sobre sua prática. Também percebemos que, ainda que a compreensão acerca da importância da Psicologia Clínica venha crescendo, o acesso do público aos atendimentos nem sempre é financeiramente viável. Isso faz com que o atendimento ao público seja, cada vez mais, realizado por meio de clínicas com planos de saúde ou sites que agenciam o contanto entre o psicólogo e o paciente. Tanto esse isolamento do terapeuta, quanto a crescente tendência do aumento da oferta de terapia por clínicas e sites agenciadores nos traz as seguintes considerações:

  1. Nas clínicas o psicólogo costuma receber por consulta 10% do valor base estipulado pelo Conselho Federal de Psicologia, e uma parte significativa desses 10% costuma ser destinado à clínica onde trabalha. O terapeuta adquire uma experiência formatada pelo modelo de plano de saúde, com rendimento baixo e pouco ou nenhum tempo para capacitação e estudo, sendo todo esse tempo destinado para o atendimento e para lidar com a burocracia exigida.

  2. O trabalho do psicólogo em clínicas e sites costuma ser isolado, cada qual desempenhando sua atividade sem possibilidade de discussão e troca. Não existe uma proposta de formação coletiva profissional.

Em suma, visando criar um espaço de formação humana e profissional por meio de grupos de estudo e supervisão, é nossa preocupação e objetivo:

  • Ressignificar a relação do público com a terapia, que se torna cada vez mais superficial, dadas as limitações impostas ao trabalho dos psicólogos pelas condições dos planos. Entendemos que a terapia é um momento de aprofundamento da relação terapêutica entre o  paciente e seu terapeuta. As condições das clínicas e planos podem ser um obstáculo para tal.

  • Ressignificar a relação do psicólogo com a Psicologia Clínica, hoje muito individualizada quando ocorre fora dos centros de especialização. Entendemos que a prática e formação do psicólogo encontra maior sentido e eficácia quando feitas coletivamente, através de uma intensa troca com seus pares.

  • Ajudar no processo de capacitação técnica e humana dos terapeutas, propondo uma discussão que vá além da prática clínica, mas que, ao se voltar para o bem-estar social, provoca reflexões a respeito da relação do psicólogo com o mundo. Entendemos que a discussão sobre a prática do terapeuta precisa ser atravessada por questões sociais e de trabalho. 

  • Oferecer àqueles que quiserem participar da supervisão e ainda não contam com pacientes a possibilidade de atendimento supervisionado dentro da Abordagem Centrada na Pessoa, com remuneração compatível com público de baixa renda.

Se você é psicóloga(o) e gostaria de participar do Projeto ou tirar dúvidas sobre ele, envie uma mensagem com o assunto "Gostaria de conhecer".

Formulário de contato

Obrigado pelo envio!

bottom of page