Avaliação Neuropsicológica
     

A neuropsicologia é integrante do campo das neurociências que, aliada à psicologia, trata das alterações cognitivas e comportamentais relativas às desordens neurológicas e psiquiátricas. A neuropsicologia do envelhecimento acrescenta a esse elenco as alterações decorrentes da instalação de quadros de transtornos neurocognitivos maiores e demências em pessoas idosas.

A avaliação neuropsicológica investiga o funcionamento cognitivo, comportamental e motor dos pacientes, de modo a identificar distúrbios de atenção, de memória e de percepção, além de alterações cognitivas específicas como planejamento, abstração, capacidade de raciocínio e de cálculo, linguagem, funções executivas e dependência funcional, bem como seus diagnósticos diferenciais.

Fazem parte do objeto da avaliação neuropsicológica técnicas específicas aplicadas a avaliação da demência da doença de Alzheimer (DA), distúrbios por déficit de atenção, com ou sem hiperatividade associada, epilepsia, diagnóstico diferencial dos déficits cognitivos e avaliação de distúrbios mentais, do comprometimento cognitivo leve, das demências (isquêmica por múltiplos infartos, Alzheimer, frontotemporal, Pick e outras) sendo, também, útil para o diagnóstico diferencial da depressão.

Os métodos de avaliação neuropsicológica incluem entrevista dirigida, ampla e detalhada, aplicação de testes neuropsicológicos, métodos psicológicos de análise quantitativa e qualitativa e interpretação dos dados à luz da teoria neuropsicológica conjugada com a história pessoal do indivíduo avaliado, considerando sua faixa etária e escolaridade.

Sua utilização atende a solicitações de médicos geriatras, neurologistas e psiquiatras, de psicólogos e de profissionais envolvidos com as áreas de reabilitação em geral. Também contribui para a elucidação das hipóteses diagnósticas médicas, classificação da intensidade do dano cognitivo, orientação da formulação do plano terapêutico de estimulação cognitiva ou de reabilitação cognitiva, acompanhamento do processo terapêutico com vistas ao sucesso do tratamento.

Espaço Sense 

Rua Gavião Peixoto, nº 124

(Edifício Manhattan), salas 1012, 1203 e 1211. Icaraí, Niterói - RJ

  • Facebook Basic Black

© 2015 by Sense Psicologia.